Saúde e Sexualidade Juvenil

Página Inicial  >  Saúde e Sexualidade Juvenil  >  Sexualidade  >  A sexualidade e as relações
  O que muda na adolescência O que muda na adolescência
O desenvolvimento da adolescência

Estás a iniciar uma nova fase da tua vida: a puberdade e a adolescência. Agora começam grandes transformações no teu corpo, na forma de te veres a ti próprio(a) a vida e de entender as pessoas. Podemos dizer que é um “salto de crescimento” mas desta vez para a sociedade.   

É um período de transformações profundas, quer ao nível do corpo que ao nível das relações com os pais e com as outras pessoas, bem como em muitos outros aspetos da vida. É um período de dificuldades e conflitos relacionados com todas essas transformações mas também uma fase rica em ideias, experiências, sonhos, projetos e expectativas.

Começa com a puberdade, isto é, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, e, portanto, com o aparecimento da primeira menstruação (menarca) nas raparigas e com a possibilidade de ejaculação nos rapazes.
Em termos de idade isto é muito variável e acontece habitualmente mais cedo nas raparigas.

É uma fase na qual vão ocorrer mudanças ao nível físico que não gostarias que ocorressem dessa forma: ou acontecem depressa demais... ou demoram a acontecer...
     
Pode ser uma etapa de grande confusão, porque estás na transição entre seres criança e tornares-te adulto(a). 


 

Agora as coisas são diferentes: o tempo que passas com os teus pais é muito escasso, procuras a tua independência, o teu espaço. No fundo, procuras uma identidade própria e pode tornar-se complicado entender uma série de coisas.  

Se anteriormente achavas que os teus pais sabiam tudo, agora tens as tuas próprias ideias, pensas com convicção e muitas certezas… Sentes-te com forças para mudar o mundo. Tens os teus próprios amigos, sais com eles, conversas com outros adultos sobre várias temáticas. Os teus interesses mudam… 

Afinal, na adolescência muda quase tudo: o teu corpo, as conversas, as relações e os afectos na família, os teus interesses, os teus gostos, as tuas opções estéticas (queres ter o teu estilo de vestir, de falar, de estar). Tanta coisa muda... 

“E, eu que tenho agora tantas certezas, tenho também tantas dúvidas... Será que isto muda?”
Claro que sim, é apenas uma fase da nossa vida

Algumas raparigas surpreendem-se por ainda não terem os seus seios desenvolvidos ou estarem já muito desenvolvidos, surpreendem-se por terem a pele mais oleosa, suarem mais, terem borbulhas, as ancas alargarem, terem menstruações mais ou menos regulares.

O ritmo destas mudanças é individual e único, sendo por isso diferente do desenvolvimento de outras colegas e amigas. Ninguém sabe ao certo porque é que o desenvolvimento acontece em algumas jovens assim de forma “acelerada” e noutras de forma mais gradual.

Sabe-se, no entanto, que não são iguais para as raparigas e para os rapazes. Provavelmente terá a ver com o clima, nutrição ou com a hereditariedade. Todavia, com o passar do tempo, algumas diferenças tenderão a diminuir. E naturalmente, existirão sempre pessoas mais altas, baixas, com mais ou menos peito. Mas é importante saberes que cada pessoa vive este período de forma própria.

 

A adolescência é o período da vida em que já não se é criança mas ainda não se é adulto.

Os rapazes observam uma mudança na voz (fica mais grave), os ombros alargam, aparecem pêlos púbicos e nas pernas, braços e rosto. Transpira mais, a sua estatura desenvolve-se e começa a ter ereções e a libertar esperma, portanto, o rapaz passa a ter a capacidade de produzir espermatozóides.

 

 

 


Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C