Saúde e Sexualidade Juvenil

  Sonhos molhados Sonhos molhados
O desenvolvimento e a abordagem dos "sonhos molhados"

Na puberdade a sexualidade manifesta-se de uma forma mais intensa e clara, desenvolvem-se os caracteres sexuais secundários e a capacidade reprodutiva. Começa a estabelecer -se a ligação entre a sexualidade e a afetividade.

Nesta fase, a sexualidade poderá manifestar-se através de: 

  • sonhos molhados; 
  • desejos e excitações sexuais; 
  • fantasias sexuais;
  • masturbação;
  • relação sexual/práticas sexuais.

.

Os "sonhos molhados" são sonhos de cariz sexual e/ou erótico que o rapaz tem durante a noite (e dos quais nem sempre se recorda) e que podem despoletar uma ejaculação. A sua frequência é variável de pessoa para pessoa.

Mas nem todas as poluções noturnas estão relacionadas com os sonhos eróticos. Algumas ocorrem porque as glândulas sexuais começam a produzir esperma e há uma pressão fisiológica que provoca a ejaculação o que frequentemente acontece durante o sono.

Nalguns rapazes, a primeira ejaculação pode acontecer durante o sono quando o rapaz está a ter um sonho agradável e excitante. Todavia, os rapazes que não estão preparados para esta situação, pensam que urinaram na cama ou que têm algum problema. Na maioria dos casos, ficam embaraçados e não falam a ninguém do que lhes aconteceu e, por este motivo, levam algum tempo a descobrir que as ejaculações noturnas são naturais.

Não. Mas, quando acontece, o orgasmo do sonho é, muitas vezes, acompanhado de ejaculação, podendo suceder que:

  • acordem durante o orgasmo;
  • não acordem, mas se lembrem no dia seguinte que sonharam;
  • não acordem nem se lembrem verificando, apenas no dia seguinte, que ejacularam durante a noite.
     

 

Sim, embora não exista uma ejaculação como acontece com os rapazes. Contudo, pode haver um aumento de lubrificação vaginal e mesmo um orgasmo.

Sim, porque significa que o seu corpo começou a produzir espermatozóides (células reprodutoras masculinas). Esta mudança é valorizada pelos rapazes que a consideram a mais importante da puberdade. Nesta altura, o rapaz deve estar informado acerca das questões relacionadas com a sexualidade e também sobre como se deve proteger face a uma gravidez e infecções sexualmente transmissíveis se decidir ter relações sexuais.    

 

 

 

 

 

 

 

 


Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C