Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Centro Internet Segura

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Emprego e Empreendedorismo
  Seminário Final do Programa « Empreende Já» Seminário Final do Programa « Empreende Já»
É hoje, 9 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Jardim do Palácio de Cristal - Porto.
Emprego e Empreendedorismo Data: 19-06-2019 a 15-07-2019 Agenda: Nacional Local: Porto Promotor: IPDJ
Descrição

 O Seminário Final do Programa « Empreende Já» está a decorrer  no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Jardim do Palácio de Cristal, no Porto,   contando com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Este  seminário tem como objetivo apresentar os resultados das duas edições do Programa e informar os jovens com entidades constituídas e monitorizadas pelo IPDJ, I.P, sobre os instrumentos financeiros que existem a nível nacional e comunitário que lhes permita dar continuidade às suas entidades

O número de adesão dos/as jovens nas duas edições (2016|2017; 2017|2018) permite aferir que o EJÁ foi ao encontro de uma necessidade real. Candidataram-se 1 343 jovens (para o preenchimento de 630 vagas) com 1 298 ideias de negócio.


A estrutura do programa com duas ações, a primeira centrada na aquisição de qualificações, através da formação certificada, e de ferramentas (monitorização da evolução de um projeto e construção do Plano de Negócios) e a segunda no apoio financeiro à criação de uma entidade ou negócio, permitiu aos/às jovens que não transitaram para a ação 2 (por avaliação insuficiente ou por sua decisão), adquirir competências que potenciam a sua empregabilidade. Por outro lado, a passagem para a ação 2 de 211 projetos (216 jovens), levou à constituição, em 2018, de 182 entidades. Em maio de 2019 mantém-se em atividade 172 entidades.

A incidência de entidades criadas, por região, foi a seguinte:

    • Norte: 41
    • LVT: 34
    • Centro: 15
    • Alentejo: 2
    • Algarve: 8

Os/as jovens que abriram atividade têm as seguintes características:
 - Maioritariamente idade compreendida entre os 28 e os 31 anos (mais de 75%) e são, equitativamente, rapazes e raparigas (50% de cada sexo);
 - Cerca de 90 % tem o ensino superior (licenciatura ou mestrado).


Podes saber mais sobre as entidades criadas no E-Book Empreende Já

O Programa Empreende Já foi financiado pelo FSE – POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), em cerca de 4 milhões de euros. Trata-se de um programa de fomento do empreendedorismo junto de jovens em situação NEET (nem a trabalhar, nem a estudar nem a frequentar formação profissional), que o IPDJ, I.P. desenvolveu de 2016 a 2018, com a realização de duas edições.

 

PROGRAMA


 




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C