Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Centro Internet Segura

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Cultura
  Exposição de Presépios no IPDJ da Guarda Exposição de Presépios no IPDJ da Guarda
Agenda e vem ao teu IPDJ da Guarda ver e apreciar Presépios originais de todo o mundo!
Cultura Data: 21-11-2019 a 07-01-2020 Agenda: Regional Região: Centro Distrito: Guarda Município: Guarda Local: Guarda - Instituto Português do Desporto e Juventude - Loja Ponto JA Promotor: Serviços da Guarda do Instituto Português do Desporto e Juventude | Ricardo Dourado Contactos: E-mail: lojaja.guarda@ipdj.pt
Descrição

Os Serviços da Guarda do Instituto Português do Desporto e Juventude promovem uma Exposição de Presépios, de Ricardo Dourado.

A exposição estará patente ao público de 21 de novembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, no IPDJ da Guarda.

Ricardo Jorge Martins Dourado, nasceu em Almeida a 11 de janeiro de 1989 e reside em Vale de La Mula.

A sua paixão por presépios começou desde muito cedo, mas a sua coleção de presépios inicia-se no ano de 2012.

A sua primeira recordação e início de coleção é um conjunto de peças de barro, que ainda hoje se encontram em muitas casas portuguesas, sendo que a partir daqui constrói ele mesmo um presépio na escola e se torna possuidor de uma Bota para receber os presentes - esta bota presépio foi oferecida no Natal de 1996 -.

É a partir de um presépio adquirido pelo próprio em Ponte de Lima, que se inicia a aventura de um colecionador que se mostra interessado por peças de coleção e que acaba por desenvolver uma paixão por presépios oriundos de várias partes do mundo.

A sua "pequena" coleção é composta por peças adquiridas pelo próprio e oferecidas por amigos e amigas que conhecem a sua paixão. Atualmente a sua coleção ronda os 800 presépios e ele não se escusa de expor os seus “tesouros” onde lhe seja sugerido.

Conta com duas exposições no ano de 2016 (Museu de Arte Sacra na Guarda em parceria com o Secretariado Diocesano das Missões e no Lamegal), com mais três no ano de 2017 (Castanheira, Lamegal e Albardo) e com mais oito no ano de 2018 (Posto de Turismo de Almeida, Vila Garcia – Guarda, Lamegal – Pinhel, Casa da Cultura de Pinhel, Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, Vila Franca das Naves em um restaurante e uma livraria na Guarda.

Agenda e vem ao teu IPDJ da Guarda ver e apreciar presépios originais de todo o mundo!




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C