Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Centro Internet Segura

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Concursos e Passatempos
  Passatempo «No fake | Don't fake me!» Passatempo «No fake | Don't fake me!»
Combate as notícias falsas! Participa. Prorrogação do prazo até 25 de março.
Concursos e Passatempos Data: 27-01-2020 a 25-03-2020 Agenda: Nacional Local: Todo o país. Promotor: IPDJ Contactos: Linha da Juventude 800 20 30 50
Descrição


Por ocasião da comemoração do Dia Europeu da Proteção de Dados, 28 de janeiro e do Dia da Internet Mais Segura, que este ano se assinala a 11 de fevereiro, o IPDJ lança este passatempo, um  desafio para realizares um trabalho nas seguintes áreas:

  • Meme (desenho/cartaz/fotografia),
  • Vídeo e
  • Música/canção

sobre notícias falsas/fake news.

Sob o lema «No Fake | Don't fake me!», este Passatempo insere-se na campanha informativa e de sensibilização sobre fake news e o combate às mesmas, para o qual queremos contar com a tua participação e criatividade!

Os trabalhos a apresentar, por jovens dos 12 aos 30 anos - serão premiadas duas categorias: dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 30 anos -, com o tamanho máximo de 10MB, deverão ser enviados por e-mail, como anexo ou através de um link partilhado, para geral@ipdj.pt com o assunto Passatempo NO FAKE – SID 2020, no período de 28 de janeiro a 25 de março de 2020.

O resultado do passatempo será divulgado a 27 de março.

Prémios

Serão atribuídos dois prémios por cada área e para cada categoria etária:

  • Primeiro – Uma câmara desportiva, ecrã LCD, 12 acessórios, uns óculos RV, lentes ajustáveis, e altifalante, conexão Bluetooth, potência 3W, recarregável USB;
  • Segundo – uns óculos RV, lentes ajustáveis, e altifalante, conexão Bluetooth, potência 3W, recarregável USB;

Acede aqui ao Regulamento

Acede aqui à ficha de inscrição eletrónica.

NOTA: As notícias falsas/fake news são um fenómeno cada vez mais frequente, potenciado pelas plataformas online, que pode ser encarado como uma ameaça ao debate livre e informado e também à vida das pessoas. As notícias falsas podem indicar a vontade deliberada de distribuir desinformação ou boatos, reforçar preconceitos e promover o ódio, através dos diferentes meios de comunicação, com motivações políticas, económicas ou até pessoais. A maior ferramenta contra este fenómeno é o desenvolvimento do sentido crítico dos utilizadores.

Ao participares neste passatempo estarás a contribuir para contrariar este fenómeno criando um meme em desenho/cartaz ou fotografia, vídeo ou música/canção que promova o consumo crítico e responsável da informação que recebemos através da internet.

Concorre. Habilita-te  a ganhar!




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C